Bolsa de Pós-Doutorado Serrapilheira – UFC

25 de novembro de 2019

O Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC) convida inscrições para uma bolsa de pós-doutorado da Serrapilheira em sistemas dinâmicos e teoria ergódica. O cargo é de um ano com data de início a qualquer momento entre março de 2020 e setembro de 2020, com possibilidade de prorrogação por mais um ano.

Qualificações e expectativas

A posição faz parte do projeto “Jangada Dinâmica – impulsionando sistemas dinâmicos na região Nordeste do Brasil”, financiado pelo Instituto Serrapilheira e tem como objetivo impulsionar sistemas dinâmicos e teoria ergódica na comunidade matemática de universidades localizadas na região nordeste do Brasil. O candidato deve ter concluído um doutorado e estar qualificado para realizar pesquisas em sistemas dinâmicos e / ou teoria ergódica. NÃO há deveres de ensino. Como parte do programa, e para promover a interação, o bolsista deve visitar outro departamento de Matemática do Nordeste por um mês a cada semestre ou dois meses por ano. Candidaturas de grupos sub-representados em Matemática são altamente encorajadas.

Salário

O salário varia de 5000 a 6000 reais mensais, sem impostos, em um calendário de doze meses, de acordo com as qualificações do candidato. Haverá um extra de R $ 5.000 para cada um dos dois meses de visitas a outra instituição no Nordeste. O salário é mais atraente do que o oferecido pelas agências de fomento brasileiras regulares.

Departamento de Matemática do UFC

O Departamento de Matemática do UFC atualmente ocupa a posição mais alta entre os departamentos de Matemática brasileiros. Com uma forte história no campo da geometria diferencial, nos últimos 15 anos desenvolveu novos grupos de pesquisa em análise, otimização de grafos e, mais recentemente, em sistemas dinâmicos. Atualmente, o grupo de sistemas dinâmicos possui dois membros, com experiência em hiperbolicidade não uniforme, hiperbolicidade parcial e dinâmica simbólica.

Localização

O UFC está localizado na cidade de Fortaleza, que possui aproximadamente 2,5 milhões de habitantes e é a quinta maior cidade do Brasil. Localizada na região nordeste do Brasil, Fortaleza está se tornando um porto de entrada comum no país, com muitos vôos diretos para os EUA e Europa. Historicamente conhecida por razões turísticas, é nas praias próximas com água morna e dunas de areia branca, e seu custo de vida é mais barato do que cidades maiores como Rio de Janeiro e São Paulo, tornando a bolsa mensal acessível.

Documentação necessária

– CV com lista de publicação

– Declaração de pesquisa

– Duas (ou mais) cartas de recomendação.

Todos os documentos devem ser enviados para jangadadinamica@gmail.com. O solicitante deve enviar os dois primeiros documentos e solicitar que dois (ou mais) professores enviem diretamente suas cartas de recomendação.

Prazo: 31 de dezembro de 2019.

Mais informações: jangadadinamica@gmail.com.