PortuguêsEnglish

Convocação para Ações de Enfrentamento aos Efeitos da COVID-19

26 de março de 2020

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Convocação para Ações de Enfrentamento aos Efeitos da COVID-19

Caros colegas e alunos,

Em um momento de crise como o que vivemos agora, o valor da ciência se torna dramaticamente evidente. Como interlocutora de toda a comunidade de pesquisa e pós-graduação, a PRPPG vem, neste apelo institucional, exortar pesquisadores, pós-graduandos, pós-doutorandos, técnicos e todos os nossos parceiros, nacionais e internacionais, a alinhar-se ao esforço que se impôs a todos nós, de enfrentamento às várias mazelas que a pandemia associada à COVID-19 traz em sua preocupante expansão.

A pronta adesão de alguns grupos e laboratórios de pesquisa foi amplamente reconhecida pela sociedade e atendeu rapidamente a demandas urgentes das autoridades sanitárias. Este é o caso do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), que cedeu equipamentos e pessoal ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) para ajudar no diagnóstico da Covid-19; da Farmácia Escola, que, conjuntamente ao Centro de Ciências (Química), estão empenhados em produzir álcool em gel a ser enviado para diversas instituições de caridade; e do Laboratório GREat, do Departamento de Computação, que ajuda a coordenar, junto à Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT/PRPPG/UFC), em união a várias outras instituições públicas e privadas, a impressão 3D de EPIs. O cadastro desses equipamentos pode ser feito no link a seguir: https://great-ufc.github.io/coronavirus/

Esses são exemplos da imensa gama de soluções que podemos colocar à disposição do Estado do Ceará e do país, comprovando o que sempre soubemos e defendemos: o investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação reverte à sociedade com um imenso fator multiplicador. Esse papel solidário e cidadão não se restringe apenas às áreas biomédicas ou tecnológicas. De fato, por estarmos em contato com toda a complexa rede de pesquisa de nossa instituição, nós da PRPPG convidamos nossos colegas e alunos das diferentes áreas do conhecimento a atender a esta convocação.

Pesquisadores da Psicologia e Sociologia podem contribuir para o esforço de mitigar os conflitos pessoais e sociais que advém do isolamento social e dos receios naturais diante de uma pandemia. Economistas são indispensáveis para equacionar os impactos sobre renda e emprego da crise mundial já gerada pela doença. Especialistas em Fisioterapia, Ciências Farmacêuticas, Patologia e Engenharia de Alimentos podem contribuir, disseminando tutoriais e cartilhas para o conjunto da sociedade. As diferentes engenharias têm inesgotável repertório de potenciais soluções, para questões sanitárias, produtos alimentícios e de higiene, pistolas térmicas, entre outras. Professores nas áreas das Artes, Design, Comunicação, Pedagogia, todos são ativos fundamentais nesta luta, divulgando informações e ideias, sobretudo entre a imensa população de estudantes sem acesso às escolas e universidades neste período. Físicos, estatísticos, cientistas de dados, matemáticos, epidemiologistas devem estar na linha de frente dos modelos de difusão e controle da virose. Enfim, inesgotáveis são os exemplos, e não há como mencionar, aqui, tudo que podemos e devemos fazer! Equipamentos, instalações, insumos, pessoas e, sobretudo, ideias podem ser cruciais nesta luta!

Portanto, os convocamos, senhoras e senhores, para esta mobilização, ainda que por meio de atividades remotas, por uma causa que é comum, agora, a todo o gênero humano.

Informamos, abaixo, os canais para que possam nos comunicar, seja sobre iniciativas que já estejam sendo tomadas, seja sobre ideias, projetos e planos que queiram desenvolver. Ficaremos encarregados de dar a devida divulgação, atuando junto à Coordenadoria de Comunicação da UFC. Mais importante, podemos ajudar a estabelecer as parcerias/contatos necessários para a pronta realização das atividades. Contem conosco!

Todas essas informações e ideias que a comunidade nos trouxer serão ordenadas e colocadas em uma plataforma de dados para que pessoas e equipes com afinidade de competências possam trabalhar de forma colaborativa.

Finalizamos, informando que atividades que acontecerem no âmbito de programas institucionais como PIBIC e PIBIT serão expressamente reconhecidas e distinguidas pela PRPPG.

Saúde e paz a todos!

Fortaleza, 26 de março de 2020

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Jorge Herbert Soares de Lira
jorge.lira@mat.ufc.br

Pró-Reitor Adjunto
Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti
rodrigoporto@ufc.br