[UFC INOVA] Mentoria INPI | Turma de Junho de 2023

Data de publicação: 26 de maio de 2023. Categoria: Notícias
A UFC Inova divulga a ação intitulada: Uso da PI em Negócios de Base Tecnológica, uma das iniciativas do Programa INPI Negócios,  lançado, no fim do ano passado, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Sobre o  Programa INPI Negócios
Inaugura uma nova dinâmica de atuação do Instituto, cujo objetivo principal é a busca pelo aumento de registros de ativos de propriedade industrial (PI) por residentes no Brasil, tais como empresas, centros de inovação e universidades. Estruturado em 6 eixos, o programa pretende ser a face de um novo INPI. Para além de atuar como órgão concessor de registros de PI, o Instituto acredita que é chegada a hora de estimular mais ativamente que novos depositantes ingressem no sistema, transformando conhecimento em valor, atraindo investimentos, sempre em favor da celebração de mais e mais negócios.
Sobre o Programa de Mentoria em PI
Tem por finalidade a execução de um conjunto integrado de ações de disseminação, formação e orientação aos usuários participantes, com vistas à ampliação do entendimento acerca da importância da propriedade industrial (PI) e à consequente expansão do uso do sistema de PI por parte dos mentorandos. O público-alvo dessas ações são os profissionais de Instituições de Ciência e Tecnologia, desde que atuem em projetos conduzidos sob financiamento público; ou profissionais que atuam em empresas, incluindo startups, com projetos de pesquisa e desenvolvimento que façam uso de modalidades públicas de financiamento, ou que sejam fomentados por Instituições com as quais o INPI mantém acordo de parceria. A intenção é de que esse público seja composto por indivíduos já mobilizados pelo esforço de inovação, envolvidos em pesquisa e desenvolvimento, capazes, portanto, de transformar a orientação do INPI em ação e a informação em valor. Do ponto de vista prático as ações serão estruturadas em três macroetapas: Diagnóstico, Desenvolvimento e Avaliação. Para que a Mentoria ocorra, o Instituto Nacional está oferecendo um curso de nivelamento  a respeito dos conceitos básicos de Propriedade Intelectual, como etapa necessária para oferecer ao futuro mentorado noções básicas referente ao sistema, sobretudo na área de patentes.
Diferentemente dos meses anteriores, a inscrição passou a ser de responsabilidade do próprio pesquisador interessado.
Período de inscrição: de 25 a 30 de maio de 2023
Link: https://academiavirtual.inpi.gov.br/moodle/course/view.php?id=191