Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído – ENEAC 2026
Data da publicação: 12 de maio de 2026 Categoria: NotíciasOs Programas de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (PPG-ATC/FECFAU) e de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em parceria com o LAPA/Prefeitura do Campus da Unicamp, com o Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com o Programa de Pós-Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO), convida docentes, pesquisadores, estudantes de Pós-graduação e de Graduação das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil e áreas afins, principalmente aqueles que trabalham com as temáticas da Ergonomia e Acessibilidade no Ambiente Construído, a participarem e enviarem artigos científicos para o XI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído (XI ENEAC) e o XII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral (XII SBAI) que irá ocorrer nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2026, no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas SP.
Os temas da ergonomia e da acessibilidade integral relacionadas ao ambiente construído procuram contribuir com a qualidade de vida e bem-estar das pessoas, e em especial daquelas que possuem algum tipo de deficiência ou restrição ao interagir com seus ambientes laborais, de descanso, habitacionais entre outros. Desta forma o evento visa, acima de tudo, gerar conhecimento teórico e prático sobre como planejar, projetar, construir e usufruir dos espaços com conforto, autonomia e segurança, de forma a garantir a inclusão social da maior gama possível de usuários.
O evento se divide em dois grandes eixos temáticos:
- Ergonomia no ambiente construídotem como foco o sistema “usuário x tarefa x ambiente”, em aspectos relacionados a conforto ambiental (térmico, acústico e luminoso), lay-out, mobiliário e atributos de humanização.
- Acessibilidade integral volta-se para a questão da acessibilidade de ambientes urbanos e arquitetônicos a seus diferentes usuários, abrangendo métodos de avaliação e projetação, projetos de intervenção e de comunicação visual.
A programação do evento contará com palestras nacionais e internacional, mesas redondas, sessões temáticas e oficinas voltadas à comunidade do evento, além de uma programação cultural.
O período de submissão de artigos completos estará aberto até o dia 31 de maio de 2026.
Para maiores informações acesse:
https://eventos.galoa.com.br/eneac-2026/page/7892-home
Link Instagram: https://www.instagram.com/eneac2026
Fonte: FECFAU/Unicamp
