Cadastro de Grupos de Pesquisa

Cadastro de Grupos de Pesquisa pela UFC no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

Como cadastrar um grupo de pesquisa?

O pesquisador deve solicitar o cadastramento do líder junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação- PRPPG, enviando para a coordenação de pesquisa (coordpq@ufc.br):

• Nome completo;
  • Link de acesso ao Currículo Lattes;
  • Dados gerais sobre o grupo do qual o pesquisador é líder (ex. nome, histórico, objetivos, linhas de pesquisa, repercussões, alunos, colaborações) para análise.

1. O que é um grupo de pesquisa:

No sistema de Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças:

• Cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;
  • No qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;
  • Cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos;

2. Quem pode ser o líder?

O professor para ser líder do grupo de pesquisa deve ser do quadro permanente na Instituição, ser doutor e coordenar projeto(s) de pesquisa aprovado(s) na Instituição e/ou agência de fomento, incluindo projetos aprovados através dos programas PIBIC e PIBITI. No caso do grupo ter um segundo líder este também deve ser do quadro permanente e ser doutor.

3. Quais são atribuições do líder?

O líder, depois de cadastrado no diretório do Grupo de Pesquisa, passa a ter acesso ao site de líderes de grupo (http://cnpq.br), onde está disponível o formulário online, cujo preenchimento e envio é de sua responsabilidade. A senha de acesso do líder é a senha Lattes.
Após o preenchimento das informações do grupo e envio ao CNPq, o líder deve informar à coordenação do envio, para a verificação do correto preenchimento e credenciamento do grupo. O líder deve atualizar o grupo anualmente sob pena de o grupo ser excluído pelo CNPq.

4. Quem é o responsável pelo credenciamento do grupo no DGP do CNPq?

O Coordenador de Pesquisa da PRPPG.

5. Quais são os critérios para o credenciamento do grupo?

• Todos os participantes – pesquisadores, estudantes e técnicos – devem ter seu currículo atualizado na plataforma Lattes / CNPq;
  • Não apresentar a ocorrência “grupo semelhante”;
  • Não apresentar ocorrências de atipicidades, segundo o CNPq (grupos com mais de 10 pesquisadores, mais de 10 linhas de pesquisa, ou ainda que incluam pesquisador já presente em mais de 3 outros grupos de pesquisa).

Sites Relacionados

CNPQ: http://cnpq.br
Perguntas frequentes: http://dgp.cnpq.br/diretorioc/html/faq.html

Grupos de Pesquisa Certificados – 2021