Divisão de Implementação e Acompanhamento de Bolsas (DIAB/PRPPG)
Programa de Demanda Social – CAPES
O Programa de Demanda Social (DS), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como objetivo promover a formação de recursos humanos de alto nível, por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu recomendados pela CAPES.
A gestão interna das bolsas DS na UFC é realizada pela Divisão de Implementação e Acompanhamento de Bolsas (DIAB), vinculada à Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Avaliação da PRPPG/UFC.
ATENÇÃO: PRAZO DE ENVIO
A partir de junho de 2025, os processos referentes a bolsas do Programa Demanda Social (cadastramento, cancelamento, suspensão, reativação e prorrogação) devem ser enviados via SEI até o dia 10 de cada mês, até às 17h (horário de Brasília).
Exceção: em dezembro, o prazo será antecipado para o dia 5, em virtude do encerramento antecipado do calendário da CAPES.
ATENÇÃO: SETOR DE ENVIO
Os processos devem ser enviados exclusivamente para a unidade DIAB/PRPPG. Processos enviados para outras unidades (ex: CRH/PRPPG, CPAV/PRPPG, SEC_STRITO/PRPPG) serão desconsiderados.
Comunicação oficial: diab@ufc.br
✅ DOCUMENTOS E MODELOS
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- Cadastramento de Bolsista (Documento XLS – Tamanho 175KB)
- Cancelamento de Bolsa (Documento XLS – Tamanho 157KB)
- Suspensão/Reativação de Bolsa (Documento XLS – Tamanho 161KB)
- Termo de Compromisso do Bolsista (Documento DOCX – Tamanho 55 KB)
- Declaração de Acúmulo de Bolsa com Atividade Remunerada (Documento DOCX – Tamanho 58 KB)
- Carta de Anuência (Documento PDF – Tamanho 36 KB)
- Declaração de Ausência de Vínculo (Documento DOCX – Tamanho 26 KB)
INSTRUÇÕES IMPORTANTES
- Verificar se todos os discentes indicados estão com cadastro atualizado na Plataforma Sucupira.
- Preencher corretamente o formulário, indicando:
- Tempo total solicitado (24 meses para mestrado / 48 meses para doutorado), considerando o tempo já transcorrido desde o ingresso.
- Orientar o discente a conferir e assinar o formulário, especialmente os campos:
- Tempo restante de bolsa
- Dados bancários corretos
Importante: Incluir o Termo de Compromisso assinado, conforme modelo disponível no site da PRPPG.
- Anexar Declaração de acúmulo de bolsa com atividade remunerada, sempre que o(a) discente exercer qualquer atividade remunerada, com ou sem vínculo empregatício, conforme a Portaria CAPES nº 133/2023.
- Anexe a Declaração de Ausência de Vínculo, somente nos casos em que o(a) discente não exerce nenhuma atividade remunerada.
Importante:
Os documentos 5 e 6 são excludentes – não devem ser anexados juntos. O envio de ambos no mesmo processo poderá acarretar inconsistência e atraso na análise.
O(a) discente terá responsabilidade solidária caso a bolsa não seja implementada devido à apresentação de informações incorretas no formulário, uma vez que é sua responsabilidade revisar e confirmar os dados antes da assinatura.
🔍 Atenção: O PPG deve acompanhar o SEI para verificar se o processo foi marcado como “CIENTE” pela unidade DIAB/PRPPG. Essa é a única confirmação de que o processo foi recebido e está em análise. Se até o primeiro dia útil após o prazo o processo não tiver essa marcação, o PPG deverá enviar e-mail urgente com o assunto “URGENTE – IMPLEMENTAÇÃO DE BOLSAS”, informando:
- Número do processo SEI
- Setor de envio no SEI
- Data e hora do envio
Programa de Formação Doutoral Docente – Prodoutoral
Objetivo:
O Prodoutoral tem como objetivo geral estimular a elaboração e a implementação de estratégias de melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão das IFES de origem, de modo a apoiar esforços institucionais para a capacitação e para o aprimoramento da qualificação dos seus docentes, visando à consolidação de grupos de pesquisa e à formação de programas de pós-graduação. É um programa que se caracteriza por favorecer a mobilidade dos bolsistas das IFES de origem para as IES de destino durante o tempo de duração da capacitação docente, bem como a dos professores orientadores, como forma de integração entre as instituições participantes.
Como funciona:
O Programa é realizado de forma compartilhada entre a Capes e as instituições participantes por meio do planejamento, cujas bases são descritas no Plano Institucional de Formação de Quadros Docentes – Planfor, instrumento comum a todas as IFES de origem participantes. A implementação do financiamento dependerá da analise técnica da documentação solicitada.
- Certificado de Seleção (Documento DOC – Tamanho 34,5KB)
- Termo de Compromisso (Documento DOC – Tamanho 102KB)
- Ficha de Solicitação de Bolsa no País (Documento DOC – Tamanho 79KB)
- Atestado de Frequência Trimestral (Documento DOC – Tamanho 66,5KB)
- Relatório Semestral (Documento DOC – Tamanho 98,5KB)
- Comunicado de Cancelamento de Bolsa (Documento XLS – Tamanho 216KB)
- Reativação de Bolsa (Documento XLS – Tamanho 213KB)
- Solicitação de Interrupção/Suspensão de Bolsa (Documento XLS – Tamanho 105KB)
- Regulamento do Programa (Documento DOC – Tamanho 93KB)
Documentos necessários à implementação da bolsa:
- Curriculum Vitae (resumido) formato Lattes
- Ofício do Chefe do Departamento indicando o candidato com justificativa da indicação
- Carta de aceitação confirmando a matrícula regular do aluno
- Declaração de Tempo de Serviço (Esse documento é fornecido pela SRH informando a data de admissão na universidade com a referida contagem de tempo de serviço
- Proposta do projeto de pesquisa