[UFC Informa] Série Audivisual | Programas de Pós-Graduação de Excelência

Data de publicação: 17 de junho de 2023. Categoria: Notícias

A Coordenadoria de Marketing (UFC Informa) vem produzindo uma série audiovisual para apresentar e divulgar os programas de pós-graduação de excelência da UFC, ou seja, os PPGs que obtiveram conceitos 6 e 7 na última Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente ao período 2017-2020.

A avaliação atribui notas de 1 a 7 aos programas. O PPG que oferta apenas o curso do mestrado, pode obter nota de 3 a 5. O PPG que oferta curso de doutorado pode obter nota de 4 a 7. O PPG de nota 4 é classificado como “bom”. O de nota 5 é considerado como “consolidado”. Já o PPG de conceito 6 ou 7 aponta alto padrão internacional de desempenho, ou melhor, “de excelência”.

Na avaliação, são avaliados os critérios:

• Proposta do programa;
  • Corpo docente;
  • Corpo discente;
  • Trabalhos de conclusão;
  • Produção Intelectual e
  • Inserção social.

Os cursos são separados em 49 áreas de avaliação e analisados por comissões específicas para cada área.

Ao todo, a UFC possui, atualmente, 15 PPGs de excelência. São eles:

• Conceito 6 – Bioquímica, Biotecnologia (Renorbio), Ciências Marinhas Tropicais, Ciências Médicas, Engenharia de Teleinformática, Engenharia de Transportes, Geografia, Microbiologia Médica e Química.
  • Conceito 7 – Enfermagem, Engenharia Civil: Recursos Hídricos, Engenharia Química, Farmacologia, Física e Matemática.

A série encontra-se disponível na playlist no canal da UFCTV no YouTube, cujo conteúdo também passa a ser compartilhado no Portal UFC. 5 dos 15 PPGs já tiveram seus vídeos institucionais publicados. Segundo a Coordenadoria de Marketing, o trabalho de produção e divulgação do restante dos vídeos terá sequência ao longo do ano.

Notícia no Portal UFC

Fonte: Coordenadoria de Marketing (UFC Informa).