[CNPq] Chamada 9/2023 | Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr)

Data de publicação: 21 de junho de 2023. Categoria: Notícias

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) torna pública a Chamada 9/2023 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Bolsas de Produtividade (PQ) em Pesquisa Sênior (PQ-Sr).

O objetivo da chamada é valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade.

As propostas deverão estar inseridas em uma das seguintes linhas:

• Linha 1 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) – destinada aos pesquisadores que se destaquem, entre seus pares, valorizando a produção científica, segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento.
  • Linha 2 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr) – destinada ao pesquisador que se destaque, entre seus pares, como líder e paradigma na sua área de atuação, valorizando sua produção científica e/ou tecnológica, segundo requisitos e critérios normativos estabelecidos pelo CNPq e pelos Comitês de Assessoramento.

A chamada obedecerá ao cronograma a seguir:

Cronograma PQ

Informações sobre os critérios de elegibilidade, itens financiáveis e outras orientações podem ser obtidos na Chamada 9/2023 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Bolsas de Produtividade (PQ) em Pesquisa Sênior (PQ-Sr).

Fonte: CNPq.