Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol

[PRPPG] PDSE 2024 | TEMPLATE | PROCESSO SELETIVO

Data da publicação: 17 de outubro de 2024 Categoria: Notícias

Dada a publicação do Edital CAPES 26/2024 – Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) informa a todos os Programas de Pós-graduação (PPGs) que se encontra disponível o template para o edital do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) no âmbito dos PPGs.

Template do Edital PDSE:
template do edital interno PDSE foi cuidadosamente elaborado pela equipe da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Avaliação da Pós-Graduação (CPAV/PRPPG), considerando as diretrizes e normativas do PDSE. Esse modelo visa proporcionar uniformidade nos processos seletivos dos PPGs, garantindo transparência e eficácia na escolha dos candidatos. Os coordenadores dos programas devem “baixar” o arquivo em formato Word no endereço: https://docs.google.com/document/d/1vdok9oUk64PdkmjOx6_45vY-NjdPZe77/edit

OBS: Deve-se “baixar”o documento, seguindo os passos: Arquivo > Fazer Download > Microsoft Word (.docx), alterá-lo e salvá-lo no dispositivo.

Critérios Recomendados para os PPGs durante a Seleção Interna

1 Comissão de Seleção: Especificar claramente no edital que membros candidatos a bolsas ou qualquer forma de financiamento disponibilizado pelo edital não podem fazer parte da comissão de seleção para evitar conflitos de interesse. A composição da comissão deve ser feita de modo a garantir a isenção e imparcialidade do processo seletivo.

2 Critérios de Seleção: O edital precisa definir e detalhar os critérios de seleção de forma clara e precisa, assegurando que não serão utilizados critérios externos não anunciados previamente, como a ordem de inscrição. Isso incluiria: Detalhamento dos critérios acadêmicos e de mérito a serem considerados, como publicações, experiência de pesquisa, relevância do projeto, entre outros.

3 Transparência na Divulgação das Notas: Comprometer-se com a transparência total, publicando não apenas a lista de candidatos selecionados mas também as notas ou avaliações detalhadas de cada um. Assim, todos os participantes têm clareza quanto aos resultados e podem solicitar revisão ou esclarecimentos baseados em informações concretas.

4 Atualização e Mérito Documentado: Reforçar no edital a necessidade de documentação atualizada (como o Curriculum Lattes) e explicitar que todas as informações apresentadas serão rigorosamente verificadas para assegurar a justiça e igualdade do processo seletivo. Dispor claramente como proceder em casos de discrepâncias ou informações desatualizadas.

Flexibilidade de Prazos e Conformidade com o Cronograma Final

Como previamente comunicado, os PPGs têm autonomia para ajustar os prazos de suas seleções internas, sempre respeitando o prazo final para o envio dos resultados das seleções à PRPPG: até as 23h do dia 24/01/2025.

Procedimentos para Redistribuição de Cotas

A redistribuição de cotas disponíveis priorizará os PPGs com melhor nota vigente na CAPES e, havendo empate neste quesito, aqueles PPGs com maior número de bolsistas de produtividade do CNPq no seu corpo docente, índice H do coorientador no exterior e posição da Instituição receptora em rankings como Academic Ranking of World Universities (ARWU) ou Shanghai Ranking.

Dúvidas

Para mais informações, favor entrar em contato com a Divisão de Implementação e Acompanhamento de Bolsas (DIAB)/PRPPG:

E-mail: diab@ufc.br | WhatsApp: (85) 3366-9950