[CAPES] Programa Move La America | Bolsas de Mestrado-Sanduíche e Doutorado-Sanduíche

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação divulga o Edital CAPES 07/2024- Programa Move La America. O programa destina-se a selecionar até 500 estudantes de instituições de ensino e pesquisa da América Latina e Caribe, ofertando até 300 bolsas para Mestrado-Sanduíche e 200 para Doutorado-Sanduíche.

O Programa Move La America é uma iniciativa estratégica que busca complementar os esforços de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. O programa visa não somente atrair discentes estrangeiros, mas também fortalecer os Programas de Pós-Graduação (PPG) e promover um ambiente acadêmico mais globalizado na instituição.

A PRPPG formaliza, então, o convite aos coordenadores dos PPGs interessados em manifestar a intenção de participar, preenchendo o formulário disponível on-line até o dia 08 de maio. O formulário deve incluir detalhes, conforme o item 7 do Edital, tais como vagas disponíveis, possíveis coorientadores, linguagem de instrução, entre outros dados relevantes para o processo de seleção.

Cronograma:

Atividade Prazo Competência
 Indicação de vagas pelas IES brasileiras de 02 de maio
a 15 de maio
UFC
 Publicação da lista de vagas a partir de
22 de maio
CAPES
 Inscrições dos candidatos de 04 de junho
a 02 de julho
candidato estrangeiro
 (1a opção)
de 09 de julho
a 16 de julho
 (2a opção)
de 23 de julho
a 30 de julho
 Seleção de candidatos pelas IES brasileiras
 (candidatos não selecionados nas rodadas  anteriores)
de 06 de agosto
a 13 de agosto
 Homologação pelas Pró-Reitorias das IES  brasileiras de 20 de agosto
a 27 de agosto
UFC

A PRPPG reforça a importância do Programa Move La America para a internacionalização e fortalecimento dos nossos programas de pós-graduação acadêmicos. A Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Avaliação da Pós-Graduação (CPVA) encontra-se à disposição para o esclarecimento de dúvidas e para intermediar o processo de participação no programa.

Contato:
E-mail: diab@ufc.br