[CNPq] Prêmio Nacional de Iniciação Científica | Inédito na UFC

Data de publicação: 5 de julho de 2023. Categoria: Notícias

O Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou, recentemente, os vencedores da 20ª Edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. O prêmio classifica trabalhos de estudantes de graduação [bolsistas participantes dos programas de Iniciação Científica – PIBIC e de iniciação tecnológica – PIBITI], como também de estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio [bolsistas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio -PIBIC-EM],  nas 4 categorias a seguir:

• Iniciação Científica Júnior – Troféu + Prêmio de R$ 5 mil + bolsa de iniciação científica ou tecnológica no país;
  • Iniciação Científica – Troféu + Prêmio de R$ 10 mil + bolsa de mestrado ou doutorado no país;
  • Iniciação Tecnológica – Troféu + Prêmio de R$ 10 mil + bolsa de mestrado ou doutorado no país;
  • Mérito Institucional – concessão de 5 a 20 cotas de bolsas adicionais de PIBIC e/ou PIBITI à instituição contemplada.

Ana Beatriz Nogueira Lima, bacharel em Farmácia/UFC e, atualmente, mestranda em Ciências Farmacêuticas/UFC, foi a vencedora na categoria Iniciação Científica, sob a orientação da Dra. Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro, professora vinculada ao Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Química e integrante do Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais – LABPIM. É a primeira vez que a UFC é contemplada nessa categoria.

O Reitor, Prof. Cândido Albuquerque, acompanhado de representantes da Administração Superior, recebeu, na terça-feira, 4 de julho, a estudante e a professora orientadora para parabenizá-las pessoalmente.

O projeto de pesquisa de autoria da estudante: Obtenção de filmes poliméricos a partir dos polissacarídeos do cogumelo agaricus brasiliensis visando o tratamento de feridas cutâneas, durante o encerramento dos Encontros Universitários 2023,  também foi classificado em  1º lugar no  I Prêmio UFC, Ciência e Sociedade, na categoria Iniciação Científica.

A solenidade de premiação ocorrerá durante a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, prevista para o dia 24 de julho de 2023, no Campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Notícia veiculada no Portal UFC