A crise da escola
Categoria: Ciências Humanas
Autor(es): Justino de Sousa Junior
Editora: Edições UFC
Páginas: 288
ISBN: 978-85-7485-194-5
Ano: 2014
URI no Repositório Institucional da UFC:
http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/10234/1/2014_liv_jdsjunior.pdf
Resumo
Este livro resulta da tese de doutorado desenvolvida durante o período de 1997 a 2001 na Faculdade de Educação da UFMG. Ele procura compreender a crise em que se viram colocados os sistemas nacionais de educação, enquanto modelos de educação e de escola que têm sua origem e seus parâmetros nos ideais democráticos da Revolução Francesa. Esses sistemas ganharam o impulso definitivo para sua consolidação com o desenvolvimento das relações capitalistas de produção e de todo o sistema sociometabólico correspondente. Eles têm como princípios o caráter público, a obrigatoriedade, a gratuidade e a laicidade, e representam o esforço dos Estados nacionais em consolidar as bases materiais e espirituais das sociedades modernas. O Estado é, assim, o instrumento que controla, define as leis de funcionamento e financia a maior parte das iniciativas educacionais por meio de suas instituições públicas. Sob a égide do Estado, isto é, sob seu controle, sua capacidade de determinação de normas, sua fiscalização, avaliação e financiamento, encontra-se todo o conjunto do sistema com suas instituições públicas e privadas.