Rede PROFSOCIO divulga II Seminário Nacional e abre período de submissão de trabalhos

Data de publicação: 6 de outubro de 2023. Categoria: Notícias

Com o objetivo de fomentar um espaço para compartilhamento das produções discentes do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, a rede PROFSOCIO abriu inscrições para o seu II Seminário Nacional, que acontecerá de forma remota nos dias 24 e 25 de novembro. A submissão dos trabalhos seguirá até o dia 25 de outubro; o resultado da avaliação e o envio das cartas de aceite ocorrerão em 6 de novembro.

O PROFSOCIO é um mestrado profissional em rede interessado na produção de metodologias de ensino e de pesquisa acerca das ciências sociais e educação. Nessa segunda edição, o evento priorizará grupos de trabalho para apresentação das pesquisas desenvolvidas nos últimos anos, além de promover mesas-redondas com a participação de integrantes do corpo docente da rede PROFSOCIO com convidados e sessões simultâneas para apresentações orais, que neste ano ocorrem de forma totalmente on-line.

Na submissão serão aceitos trabalhos provenientes da produção de projetos desenvolvidos pelos discentes da rede PROFSOCIO, inclusive das novas associadas. O resumo expandido deverá ter no mínimo 500 palavras e no máximo 1.500 palavras. No momento do envio, utiliza-se o modelo-padrão disponível em arquivo word, no qual precisam ser incluídas as seguintes informações: título (idêntico ao que foi registrado no momento da inscrição), autores, instituição do autor, grupo de trabalho, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusões e referências.

As atividades coletivas com palestrantes serão transmitidas na plataforma (https://www.even3.com.br/2seminarionacionalprofsocio/) do evento e no canal do YouTube, da rede PROFSOCIO. As sessões dos grupos de trabalho acontecerão exclusivamente pela plataforma, com acesso restrito aos inscritos.

O encontro possibilitará aos alunos, professores e interessados no curso a oportunidade de conhecer o que está sendo produzido na rede a partir das seguintes linhas de pesquisa: Educação, Escola e Sociedade; Juventude e Questões Contemporâneas; Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares.

ÁREAS TEMÁTICAS

Educação, escola e sociedade – Nessa área, os trabalhos focam questões da sociedade brasileira diretamente relacionadas com a educação e o ambiente escolar, a partir da contribuição das diferentes áreas das ciências sociais, abordando questões  como sistema escolar, desigualdades educacionais, políticas públicas, relações de poder na escola, diversidade e especificidades regionais, violência, evasão escolar, processos identitários e interculturalidade, interfaces entre família e escola, interações entre escola e comunidade.

Juventude e questões contemporâneas – Esse certame direciona os estudos para investigações acerca da condição do jovem na sociedade brasileira, em especial nos espaços escolares, relacionada com as questões atuais trabalhadas no âmbito das ciências sociais, tais como: sexualidade, trabalho, religião, gênero, cultura, questões étnico-raciais, políticas públicas, direitos humanos, mídias, redes sociais, meio ambiente, consumo, urbanidades e ruralidades.

Práticas de ensino e conteúdos curriculares – essa área reúne pesquisas voltadas para o entendimento dos elementos que compõem a prática escolar e seus saberes. Abrange as formas de intervenção em sala de aula, as mediações pedagógicas, a transposição do saber científico para o saber escolar, a seleção de conteúdos curriculares, os elementos cognitivos constitutivos do processo ensino-aprendizagem, as articulações entre pesquisa e ensino, a formação docente, os materiais didáticos, as legislações municipais, estaduais e nacionais, a organização escolar, novas tecnologias de informação, comunicação e seus usos na escola.

Fonte: Secretaria do Curso de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) na UFC – fones: (85) 99848 9774 e 3366 7933