Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Universidade Federal do Ceará
PRPPG/UFC – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará

Área do conteúdo

Escola como polo cultural

Contornos mutantes em fronteiras fixas

Escola como polo cultural

Categoria: Ciências Humanas

Autor(es): Ada Beatriz Gallicchio Kroef

Páginas: 92

ISBN: 978-85-7485-307-9

Ano: 2014

URI  no Repositório Institucional da UFC:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29304


Resumo

Minha trajetória na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre-RS – SMED, no período de 1995 a 1999, coordenando a implementação da política cultural –, foi disparadora de meu interesse em investigar as possibilidades de produções de polos culturais na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RME, durante a Administração Popular. A iniciativa de investigar os movimentos de desterritorializa- ções e reterritorializações da educação escolarizada, através das trajetó- rias das escolas da RME, decorre dos traços, das impressões e das con- tribuições que esta passagem institucional vem produzindo para a realização das análises. Tal investigação permite detectar as disjunções, conjunções e conexões, os movimentos internos da instituição SMED – que não é monolítica – e seus desdobramentos externos nas escolas da RME da cidade.

Acessar Ir para o topo