Brincar e escola: o que as crianças têm a dizer?

Capa do livro "Brincar e escola: o que as crianças têm a dizer?"

Brincar e escola: o que as crianças têm a dizer?

Categoria: Ciências Sociais Aplicadas

Autor(es): Maria de Fátima Vasconcelos da Costa

ISBN: 978-85-7485-178-5

Ano: 2014

A vida, às vezes, nos brinda com alguns presentes especiais. Compor a banca de doutorado de Fátima Vasconcelos em 2001 e conhecer suas reflexões sobre o jogo simbólico, o discurso e a escola foi um deles. Saber que essas reflexões se transformaram neste livro que você tem nas mãos é ter a alegria de ver esse presente ser compartilhado. Nas linhas traçadas de seu texto, Fátima nos leva a ouvir as vozes das crianças sobre o brincar e a escola, e nos provoca a ser sensíveis a essa escuta e à dimensão lúdica que a criança evoca. Longe dos discursos desencantados sobre a escola, ele a problematiza para afirmar seu potencial como espaço formativo de crianças e adolescentes para o exercício da cidadania, para a vida em sociedade.