Movimentos sociais no campo do Ceará

Capa do livro "Movimentos sociais no campo do Ceará"

Movimentos sociais no campo do Ceará

Categoria: Ciências Sociais Aplicadas

Autor(es): Bernadete de L. Ramos Beserra

ISBN: 978-85-7485-235-5

Ano: 2015

É com satisfação que escrevo o prefácio deste livro cuja publicação era há muito aguardada por pessoas que tiveram a oportunidade de ler a sua primeira versão, como relatório de pesquisa, escrito pela autora em junho de 1990 e recentemente revisado. O livro é importante para os estudiosos da questão do campo e os envolvidos ou interessados nos movimentos sociais. Baseado em pesquisa teórica e empírica realizada entre 1989 e 1990, apresenta uma história dos movimentos sociais no campo no Ceará entre 1950 e 1990. Com qualidade que será reconhecida pelos leitores, preenche uma lacuna nos estudos sobre o tema no Ceará. A revisão recentemente realizada com o objetivo de publicação preservou as análises e referências bibliográficas originais. O estudo, apesar de apresentado e utilizado por mim e por mestrandos e doutorandos como obra de referência sobre a temática, permanece praticamente inédito dentro e fora do meio acadêmico.