Por uma escrita da história do cinema

Capa do livro "Por uma escrita da história do cinema"

Por uma escrita da história do cinema

Categoria: Ciências Sociais Aplicadas

Autor(es): Meize Regina de Lucena Lucas

ISBN: 978-85-7485-237-9

Ano: 2015

Este livro é um exercício, um claro esforço, para deslocar de uma zona de relativo conforto o trabalho (e o olhar) do historiador que adota o estudo de filmes como fontes. Sobre o cinema como objeto histórico, um campo aberto pelo historiador francês Marc Ferro em meados do século XX, muito ainda há para se discutir. O cinema pode ser considerado, antes de tudo, um conjunto específico de atividades sociais do qual o filme constitui o produto principal, mas não exclusivo (SIMARD, 1999). Dessa forma, impossível pensar o filme fora das atividades e produtos sociais ditos “cinematográficos”. A produção e a recepção de um filme estão circunscritas a uma série de atividades desenvolvidas num espaço institucional cinematográfico. Não há um sentido imanente à obra.