Capa do livro "A Identidade de um Percurso e o Percurso de uma Identidade: Um Estudo Semiótico das Canções do Pessoal do Ceará "

Categoria: Linguística, Letras e Artes

Autor(es): José Américo Bezerra Saraiva

ISBN: 978-85-7485-196-9

Ano: 2014

Esta obra é pioneira em fazer valer o método semiótico para decifrar por dentro tais canções, não em sua constituição técnica (de tipo gramatical, musicológico ou outro), mas antes na produção de sentido, não desprezando as peculiaridades da linguagem cancional nem tampouco seus diálogos com as composições de outros autores. Nas canções eleitas para exame, o autor vai revelando as múltiplas fases do recorrente relato de heróis muitas vezes retratados como, eles próprios, cancionistas, situados nalgum ponto antes, durante ou depois de um processo migratório entre a terra de origem e as grandes metrópoles do Sul/Sudeste do país. Dentro de um tal quadro, os compositores encenam as aventuras, embates, aprendizados e avaliações dos protagonistas, mais integrados ou (frequentemente) menos, mais saudosos ou menos, mais dispostos a regressar à região natal ou menos, resignados, arrependidos, revoltados… na maioria dos casos, heróis descontentes com o presente que experimentam, surgindo, em contrapartida, projeções de estados de contentamento e plenitude num instante outro, ora no passado (nostalgia), ora no futuro (esperança) – enfim, onde quer que seja, menos no agora.