Capa do livro "Lobo Antunes e Blanchot: o dialogo da impossibilidade (Figurações da Escritura na Ficção de António Lobo Antunes)"

Categoria: Linguística, Letras e Artes

Autor(es): Cid Ottoni Bylaardt

ISBN: 978-85-7485-176-1

Ano: 2014

Assim, o projeto levado a cabo neste livro evoca o que numa conversa ocorre: para além de uma troca de pensamentos e de informações que pertencem à dimensão do chamado “ajustamento imaginário entre dois saberes” tem lugar toda uma rede de apelos e modulações, constituindo aquilo que Roland Barthes apropriadamente nomeia como “um corpo que procura outro corpo”. No caso em pauta, a ficção de Lobo Antunes procura o pensamento de Blanchot e, no mesmo movimento, a obra de Blanchot é potencializada, revigora-se por meio da palavra do romance. Dito de outro modo, a linguagem da ficção assume não a função de informar, mas a de evocar, como preconizam inúmeras concepções postas em circulação graças ao pensamento de matriz estruturalista.