Uma leitura de canções sem metro: a partir do diálogo com a obra de Baudelaire

Capa do livro "Uma leitura de canções sem metro: a partir do diálogo com a obra de Baudelaire "

Uma leitura de canções sem metro: a partir do diálogo com a obra de Baudelaire

Categoria: Linguística, Letras e Artes

Autor(es): Francisco Edi de Oliveira Sousa

ISBN: 978-85-7485-183-9

Ano: 2014

Vindas de alguém reconhecido por seus escritos, as palavras da epígrafe podem parecer estranhas… talvez porque muitas vezes esqueçamos que um escritor é antes um leitor. Além de a leitura ser um passo inicial da escritura, de certo modo o ato de escrever se confunde com o de ler, e o ato de ler se confunde com o de reescrever. Poderíamos até imaginar autor, texto e leitor amalgamados no ato da leitura, pois aqueles de fato nascem ante os olhos deste. Tal pensamento exprime-se de forma interessante, quase religiosa, em um livro de Alberto Manguel (1999, p. 208), quando se discute a relação entre escritor e leitor: Trata-se de uma relação frutífera, mas anacrônica, entre um criador primordial que dá à luz no momento da morte e um criador post-mortem, ou melhor, gerações de criadores post-mortem que possibilitam que a criação fale e sem os quais toda escrita está morta. Desde os primórdios, a leitura é a apoteose da escrita.