[PRPPG] PDSE 2024 | TEMPLATE | PROCESSO SELETIVO NOS PPGs

Dada a publicação do Edital CAPES 6/2024 – Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) informa a todos os Programas de Pós-graduação (PPGs) que se encontra disponível o template para o edital do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) no âmbito dos PPGs.

Template do Edital PDSE:
O template do edital interno PDSE foi cuidadosamente elaborado pela equipe da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Avaliação da Pós-Graduação (CPAV/PRPPG), considerando as diretrizes e normativas do PDSE. Esse modelo visa proporcionar uniformidade nos processos seletivos dos PPGs, garantindo transparência e eficácia na escolha dos candidatos. Os coordenadores dos programas devem “baixar” o arquivo em formato Word no endereço: https://docs.google.com/document/d/1ovo7XlFbD-fCICvJTIanp_YuS1ma36Ef/edit

OBS: Deve-se “baixar”o documento, seguindo os passos: Arquivo > Fazer Download > Microsoft Word (.docx), alterá-lo e salvá-lo no dispositivo.

Critérios Recomendados para os PPGs durante a Seleção Interna

1 Comissão de Seleção: Especificar claramente no edital que membros candidatos a bolsas ou qualquer forma de financiamento disponibilizado pelo edital não podem fazer parte da comissão de seleção para evitar conflitos de interesse. A composição da comissão deve ser feita de modo a garantir a isenção e imparcialidade do processo seletivo.

2 Critérios de Seleção: O edital precisa definir e detalhar os critérios de seleção de forma clara e precisa, assegurando que não serão utilizados critérios externos não anunciados previamente, como a ordem de inscrição. Isso incluiria: Detalhamento dos critérios acadêmicos e de mérito a serem considerados, como publicações, experiência de pesquisa, relevância do projeto, entre outros.

3 Transparência na Divulgação das Notas: Comprometer-se com a transparência total, publicando não apenas a lista de candidatos selecionados mas também as notas ou avaliações detalhadas de cada um. Assim, todos os participantes têm clareza quanto aos resultados e podem solicitar revisão ou esclarecimentos baseados em informações concretas.

4 Atualização e Mérito Documentado: Reforçar no edital a necessidade de documentação atualizada (como o Curriculum Lattes) e explicitar que todas as informações apresentadas serão rigorosamente verificadas para assegurar a justiça e igualdade do processo seletivo. Dispor claramente como proceder em casos de discrepâncias ou informações desatualizadas.

Flexibilidade de Prazos e Conformidade com o Cronograma Final

Como previamente comunicado, os PPGs têm autonomia para ajustar os prazos de suas seleções internas, sempre respeitando o prazo final para o envio dos resultados das seleções à PRPPG: até as 23h do dia 28/04/2024.

Procedimentos para Alocação de Vagas Remanescentes

PRPPG estabeleceu critérios específicos para a alocação de vagas remanescentes de bolsas do PDSE, visando garantir que os candidatos mais qualificados sejam escolhidos, no caso de nem todos os programas utilizarem sua cota de bolsas:

1 Nota do Curso: a prioridade na alocação das bolsas remanescentes será dada aos cursos com avaliação CAPES mais alta. Os cursos com notas 7, 6 e 5 terão prioridade na distribuição dessas vagas remanescentes, garantido a todos que concorrerem a segunda vaga.

2 Índice de Rendimento Acadêmico (IRA): em caso de empate entre candidatos de cursos com a mesma nota, será considerado o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) do candidato para desempate

3 Produção Científica: se o empate persistir após a avaliação do IRA, a produção científica do candidato será considerada como critério final. A análise será feita principalmente com base nos artigos científicos listados no Currículo Lattes do discente.

Resultado Preliminar

Resultado Final [após recursos]

Prazos:

• Lançamento do Edital no site do PPG e e-mail: a partir de 04/04/2024;
  • Inscrição de candidato(a)s no PPG: de 04/04/2024 a 19/04/2024;
  • Encaminhamento  à PRPPG, via processo SEI, do resultado da seleção de candidatos(as) pelo PPG: até as 23h de 28/04/2024;
  • demais prazos, consultar o template.

Mais informações, favor entrar em contato com a Divisão de Implementação e Acompanhamento de Bolsas (DIAB)/PRPPG:

e-mail: diab@ufc.br | WhatsApp: (85) 3366-9950