Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol

[PRPPG] Programa PIPD

Data da publicação: 1 de outubro de 2024 Categoria: Notícias

A CAPES publicou a Portaria 282, de 04 de setembro de 2024, que institui e regulamenta o Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD) e, também, a Portaria 307, de 24 de setembro de 2024, que dispõe sobre os critérios para a distribuição de bolsas PIPD referente ao período de outubro/2024 a setembro/2027.

PDI – Elegibilidade

Será concedida 01 (uma) bolsa PIPD para cada PPG avaliado pela CAPES, dotado das seguintes características:

I – notas 6 ou 7, em todo o território nacional;

II – nota 5, localizado na região Norte; e

III – nota 5, localizado em municípios cujo Índice de Desenvolvimento Municipal Humano (IDHM) seja inferior a 0,750, nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Baseada nos normativos, a Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Avaliação da Pós-Graduação (CPAV) elaborou um template de edital que servirá de modelo para o processo seletivo de bolsas no âmbito dos programas de pós-graduação, visando à padronização dos editais e garantindo que todos os critérios sejam atendidos.

Além do template do edital, também disponibilizamos o modelo:

O cronograma expresso no template é apenas uma sugestão. Segue, abaixo, o calendário 2024 do Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA), para cadastramento das bolsas:

Mês Período de Abertura
Outubro de 7 a 18
Novembro de 01 a 19
Dezembro de 02 a 09

Persistindo qualquer dúvida sobre o PIPD, favor encaminhá-la à Divisão de Acompanhamento e Implementação de Bolsas (DIAB), para esclarecimentos:

e-mail: diab@ufc.br | WhatsApp: (85) 3366-995o