[PDSE] Novo Template para Processo Seletivo PDSE nos PPGs não participantes do PRINT

Data de publicação: 13 de novembro de 2023. Categoria: Notícias

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) tem o prazer de informar a todos os Programas de Pós-graduação (PPGs) não participantes do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT) sobre a disponibilidade de um novo template para o edital do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Acreditamos que essa ferramenta facilitará o processo de seleção de candidatos, proporcionando uma experiência mais eficiente e organizada.

Template do Edital PDSE:

O template do edital PDSE foi cuidadosamente elaborado pela equipe da PRPPG, considerando as diretrizes e normativas do programa. Este modelo visa proporcionar uniformidade nos processos seletivos dos PPGs não participantes do PRINT, garantindo transparência e eficácia na escolha dos candidatos. Os coordenadores dos programas podem baixar o arquivo em formato Word aqui (Documento DOCX – Tamanho 37 KB).

Cronograma de Seleção

Etapa Prazo
Lançamento do Edital no site do PPG e e-mail A partir de 13/11/2023
Inscrição de candidatos no PPG De 13/11/2023 a 27/11/2023
Seleção dos candidatos pelo PPG De 28/11/2023 a 04/12/2023
Encaminhamento do resultado da seleção de candidatos pelo PPG à PRPPG via SEI Até 12:00 h de 05/12/2023
Verificação pela PRPPG se o processo seletivo interno cumpriu todos os requisitos do Edital Nº 30/2023 e as normas da Capes Até 06/12/2023
Publicação no site da PRPPG do resultado final com a lista dos candidatos aprovados no processo de seleção interna, informando o período de bolsa homologado. A partir de 06/12/2023
Recursos do resultado final pela PRPPG Até 48 horas a partir da publicação no site da PRPPG do resultado final
Inscrição das candidaturas pelos candidatos no sistema da CAPES, incluindo preenchimento do formulário de inscrição online e envio da documentação obrigatória. De 07/12/2023 a 18/12/2023
Homologação dos candidatos inscritos pela PRPPG no sistema da CAPES. De 19/12/2023 a 22/12/2023
Publicação pela CAPES da relação de homologados. A partir de 27/12/2023
Início das atividades do bolsista no exterior. Abril a Junho de 2024

A PRPPG acredita que essa ferramenta contribuirá significativamente para aprimorar os processos seletivos nos PPGs não participantes do PRINT, fortalecendo a internacionalização da pesquisa acadêmica. Ressaltamos a importância de seguir as orientações contidas no documento disponibilizado para garantir a uniformidade e eficácia nos procedimentos.

[PDSE] Resultado | Seleção de Bolsistas | Edital PDSE 30/2023